domingo, 3 de abril de 2011

Dia 11: Tornando-se amigo de Deus


" Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Romanos 5:10

Deus quer ser seu melhor amigo.
Seu relacionamento com Deus tem diversos aspectos: Deus é seu Autor e Criador, Senhor e Mestre, Juiz, Redentor, Pai, Salvador e muito mais. A mais espantosa verdade, porém, é esta: o Deus todo-poderoso anseia ser seu Amigo!
Fomos feitos para viver continuamente na presença de Deus. A Bíblia diz: " mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. " Isaías 59. Jesus mudou essa situação quando pagou nossos pecados na cruz, o véu do templo, que simbolizava nossa separação de Deus, foi rasgado de cima a baixo, indicando a nossa reconciliação com Deus.
Ao contrário dos sacerdotes do Antigo Testamento, que precisavam passar horas se preparando para encontrar com Deus, hoje podemos entrar na presença de dele a qualquer instante. A Bíblia diz: " E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. " Romanos 5:11 .
Ter amizade com Deus só é possível por causa da graça dele e do sacrifício de Jesus. "  Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; " 2 Coríntios 5:18 . Deus nos convidou a desfrutar a amizade e a companhia de três pessoas da Trindade: nosso Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Jesus disse: " Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. " João 15:15 . A palavra utilizada para "amigo" nesse versículo não significa uma relação superficial, mas um relacionamento íntimo e de confiança.
" E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; "  Atos 17:26-27  .
Conhecer e amar a Deus é nosso maior privilégio, e sermos conhecidos e amados é o maior prazer de Deus. Ele diz: " Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. " Jeremias 9:24

TORNANDO-SE AMIGO DE DEUS
  • Por meio de um diálogo constante. Você jamais cultivará um relacionamento íntimo com Deus apenas indo à igreja uma vez por semana ou mesmo observando um período de busca diária. A amizade com Deus é construída quando compartilhamos com ele todas as nossas experiências. É importante estabelecer um momento diário consagrado a Deus, mas ele quer mais que um compromisso na sua agenda. Ele quer ser inclúído em todas as suas atividades, todas as conversas, todos os problemas e até mesmo em todos os pensamentos. Você pode ter uma conversa contínua e ilimitada com ele todos os dias, conversando sobre o que quer que você esteja fazendo ou pensando cada momento. Um conceito equivocado bastante comum é o de que " passar seu tempo com Deus " significa estar sozinho com ele. É claro que, seguindo o exemplo de Jesus, você precisa de um tempo a sós com Deus, mas isso se refere somente a uma parte do período que você passa acordado. A Bíblia diz: " Orem continuamente " . Como isso é possível? Uma forma é utilizar " orações curtas e silenciosas " ao longo do dia, como têm feito muitos cristãos ao longo dos séculos. Escolha uma frase curta, ou um versículo, que possa ser dita a Jesus silenciosamente, ou em tom de voz  baixo: " Tu estás comigo "; " Recebo  tua graça "; " Dependo de ti "; " Quero conhecer-te "; " Pertenço a ti "; " Ajuda-me a confiar em ti ". Faça essas orações com a maior frequência possível, de modo que fiquem profundamente arraigadas em seu coração. Apenas se assegure de que sua motivação é honrar a Deus, não o controlar. Buscar  a presença de Deus é um hábito que você pode desenvolver. Procure pensar em Deus em diversos momentos do dia. Se você está buscando uma experiência da presença de Deus por meio de tudo isso, então não compreendeu o sentido do que estou falando. Não louvamos a Deus para nos sentirmos bem, mas para agir bem. Seu objetivo não é uma sensação, mas a consciência constante da realidade da presença de Deus. Esse é o estilo da vida de adoração.
  • Por meio da meditação contínua. A segunda forma de estabelecer amizade com Deus é pensar em sua palavra durante todo o dia. Isso é o que chamamos " meditação", e a Bíblia nos exorta repetidamente a meditar sobre quem Deus é, o que ele fez e o que ele disse. É impossível ser amigo de Deus sem saber o que ele diz. Você não pode amar a Deus a não ser que o conheça, e não pode conhecê-lo sem conhecer sua Palavra. Embora você não possa  passar o dia inteiro estudando a Bíblia, é possível pensar nela ao longo do dia, recordando os versículos que leu, ou os memorizando, e refletindo sobre eles. Quando você pensa repetidamente em determinado problema, isso é preocupação. Quando você pensa repetidamente na Palavra de Deus, isso é meditação. Amigos dividem segredos, e Deus irá compartilhar os segredos dele com você, se você desenvolver o hábito de meditar em sua Palavra. " Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."  Jeremias 33:3 .
(Livro: Uma vida com Propósitos. Rick Warren)

Próxima postagem: Desenvolvendo amizade com Deus

Postado por Milena do Carmo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário