sábado, 9 de abril de 2011

Dia 15: Formado para fazer parte da família de Deus

" Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. "  Hebreus 12:10

" Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. " 1 João 3:1

Você foi formado para fazer parte da família de Deus.
Deus quer uma família e criou você para fazer parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para sua vida, o qual foi planejado antes que você nascesse. Toda a história a Bíblia revela a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com ele para sempre. A Palavra de Deus diz: " Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, " Efésios 1:5 .
Deus é amor, por isso ele dá imenso valor aos relacionamentos. A própria natureza de Deus é relacional, pois ele identifica a si mesmo em termos familiares: Pai, Filho, Espírito Santo.
Deus pensou em um plano que consistia em nos criar, adotar-nos em sua família e dividir conosco tudo o que possui. Isso dá a Deus uma grande alegria. A Bíblia diz: " Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. " Tiago 1:18 .
Quando depositamos nossa fé em Cristo, Deus torna-se nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos, os outros cristãos tornam-se nossos irmãos e irmãs e a igreja torna-se  nossa família espiritual. A família de Deus inclui todos os fiéis do passado, do presente e do futuro.
Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos dele. O convite para fazermos parte da família de Deus é universal, porém há uma condição: a fé em Jesus Cristo. A Bíblia diz: " Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. " Gálatas 3:26 .
  • Os benefícios de fazer parte da família de Deus. No momento em que aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida você nasce espiritualmente na famlília de Deus. Nós recebemos uma herança. A Bíblia diz: " Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. " Gálatas 4:7 . O Novo testamento dá grande ênfase à nossa valiosa " herança": " O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.  " Filipenses 4:19 . Aqui recebemos bondade, paciência, glória, sabedoria, graça, misericórdia e poder, mas na eternidade iremos herdar ainda mais. O que exatamente abrange essa herança? Primeiro seremos levados deste mundo a fim de estarmos com Deus para sempre. Segundo, seremos comletamente transformados para nos tornarmos como Cristo. Terceiro, seremos livres de toda a dor, sofrimento e morte. Quarto, seremos recompensados e reassumiremos posições de trabalho. Quinto, participaremos da glória de Cristo. Que herança! A Bíblia diz: "
    para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês " 1 Pedro 1:4 . Isso significa que sua herança eterna é inestimável, pura, perpétua e protegida.
  • Batismo: identificando-se com a família de Deus. A família saudável tem orgulho de si mesma, e seus membros não se envergonham de serem reconhecidos como parte dela. O batismo significa sua inclusão na família de Deus e anuncia publicamente ao mundo: " Eu não tenho vergonha de ser parte da família de Deus". Você já foi batizado? O batismo é uma ordenaça. Jesus nos ordenou que esse belo ato fosse realizado por toda a família. Ele nos disse: " Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, " Mateus 28:19 . O batismo é pleno de significado. Ele declara sua fé, comunica a morte e ressurreição de Cristo, simboliza a morte para a antiga vida e anuncia vida sua nova vida em cristo, além de celebrar sua inclusão na família de Deus. O batismo é a representação  física de uma verdade espiritual. Ele representa o que aconteceu no instante em que Deus o trouxe para sua família: " Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, 1 Coríntios 12:13a . Se você ainda não foi batizado com expressão de sua fé em Cristo, faça isso.
  • O maior privilégio da vida. A Bíblia diz: " Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, " Hebreus 2:11 . Ser incluído na família de Deus é a maior honra e o maior privilégio que se pode receber. Não há nada que se compare.
(Livro: Uma Vida com Propósitos)

Próxima postagem: O que realmente importa

Postado por Milena do Carmo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário